TESES E DISSERTAÇÕES
- leilarachel
- 17 de mai.
- 2 min de leitura
NUNES, Iago Ferraz. Projeto de pesquisa nas práticas de letramentos acadêmicos de surdos. Orientadora: Leila Rachel Barbosa Alexandre. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2025.
Esta pesquisa investigou as contribuições de uma oficina bilíngue de leitura e produção do gênero “projeto de pesquisa”, fundamentada no modelo de letramentos acadêmicos, para a compreensão desse gênero por surdos no contexto de seleção para o mestrado.
FREIRE, Mizaely Batista de Brito. A emergência das identidades leitoras dos discentes do curso de Letras Libras da UFPI nas práticas de letramentos acadêmicos. Orientadora: Leila Rachel Barbosa Alexandre. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2025.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o viés da Teoria do Caos e da Complexidade, a emergência das identidades leitoras nas práticas de letramento acadêmico do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFPI a partir das narrativas dos discentes.
MACEDO, Conceição de Maria Ferreira de. Práticas de letramento acadêmico de estudantes surdas na esfera universitária. Orientador: José Ribamar Lopes Batista Júnior. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2023.
A presente pesquisa objetiva verificar a influência das ações didáticas guiadas pelo modelo dos letramentos acadêmicos para a execução das tarefas de leitura e escrita por alunas surdas do curso de Letras Libras e Letras Português da UFPI.
ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. Orientadora: Carla Viana Coscarelli. 2019. 236 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2019.
À luz dos conceitos de letramento digital e de letramento acadêmico, a presente pesquisa objetivou analisar habilidades mobilizadas e estratégias utilizadas por graduandos em Letras da Universidade Federal do Piauí quando têm que realizar percursos de leitura e navegação online para realizar tarefas acadêmicas.


