top of page
frame.png

TESES E DISSERTAÇÕES

  1. NUNES, Iago Ferraz. Projeto de pesquisa nas práticas de letramentos acadêmicos de surdos. Orientadora: Leila Rachel Barbosa Alexandre. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2025.

    • Esta pesquisa investigou as contribuições de uma oficina bilíngue de leitura e produção do gênero “projeto de pesquisa”, fundamentada no modelo de letramentos acadêmicos, para a compreensão desse gênero por surdos no contexto de seleção para o mestrado.  


  2. FREIRE, Mizaely Batista de Brito. A emergência das identidades leitoras dos discentes do curso de Letras Libras da UFPI nas práticas de letramentos acadêmicos. Orientadora: Leila Rachel Barbosa Alexandre. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2025.

    • Esta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o viés da Teoria do Caos e da Complexidade, a emergência das identidades leitoras nas práticas de letramento acadêmico do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFPI a partir das narrativas dos discentes.


  3. MACEDO, Conceição de Maria Ferreira de. Práticas de letramento acadêmico de estudantes surdas na esfera universitária. Orientador: José Ribamar Lopes Batista Júnior. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2023.

    • A presente pesquisa objetiva verificar a influência das ações didáticas guiadas pelo modelo dos letramentos acadêmicos para a execução das tarefas de leitura e escrita por alunas surdas do curso de Letras Libras e Letras Português da UFPI.


  4. ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. Orientadora: Carla Viana Coscarelli. 2019. 236 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2019. 

    • À luz dos conceitos de letramento digital e de letramento acadêmico, a presente pesquisa objetivou analisar habilidades mobilizadas e estratégias utilizadas por graduandos em Letras da Universidade Federal do Piauí quando têm que realizar percursos de leitura e navegação online para realizar tarefas acadêmicas.






ree




 
 
thumb.png

O Colcha de Retalhos: Grupo de Estudos em Letramentos Acadêmicos está vinculado ao Curso de Licenciatura em Letras Libras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras, ambos na Universidade Federal do Piauí, e se dedica, principalmente, a investigar e desenvolver estratégias para apoiar estudantes iniciantes na leitura e produção de textos acadêmicos, sempre a partir de suas experiências prévias. 

ufpi.png
  • Instagram
  • YouTube

© 2025 por Colcha de Retalhos - UFPI

bottom of page