Cursos/Oficinas de Extensão realizadas
- leilarachel
- 18 de mai.
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de jun.
2024
Oficina de leitura e produção de projetos de pesquisa para o mestrado em Letras da UFPI
Resumo: A Oficina de Leitura e Produção de Projetos de Pesquisa para o Mestrado em Letras da UFPI é voltada para graduados e graduandos surdos interessados em participar da seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras. Com duração de 48h, distribuídas em 12 encontros presenciais, a oficina oferece acompanhamento passo a passo na leitura e construção de um projeto de pesquisa. Por meio de atividades práticas, estudo de modelos, produção textual orientada e mediação em Libras, os participantes desenvolvem seus próprios projetos com base nas exigências do edital. A proposta promove inclusão, equidade e protagonismo acadêmico da comunidade surda no ensino superior.
Coordenadora: Leila Rachel Barbosa Alexandre
Ministrantes: Iago Ferraz Nunes; Maria Alice de Sousa Rocha
Supervisora: Conceição de Maria Ferreira de Macêdo
Situação: Concluída
Oficina de leitura de editais de seleção para o mestrado em Letras da UFPI
Resumo: A Oficina de Leitura de Editais de Seleção para o Mestrado em Letras da UFPI tem como objetivo ampliar o acesso de pessoas surdas à pós-graduação, por meio do desenvolvimento de estratégias de leitura e compreensão dos editais do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Voltada para graduandos e graduados surdos, a oficina proporciona a análise de editais anteriores, com mediação em Libras, abordando a estrutura do documento, as etapas do processo seletivo e os documentos exigidos. Ao longo de dois encontros presenciais, com carga horária total de 8 horas, os participantes realizam atividades práticas de leitura, simulações de candidatura e elaboração de checklist personalizado, visando maior autonomia na organização da inscrição e compreensão dos critérios avaliativos. A proposta articula acessibilidade linguística, formação acadêmica e inclusão, fortalecendo o protagonismo de candidatos surdos na pós-graduação.
Coordenadoras: Leila Rachel Barbosa Alexandre e Shisleny Machado Lopes
Ministrantes: Iago Ferraz Nunes; Maria Alice de Sousa Rocha
Supervisora: Conceição de Maria Ferreira de Macêdo
Situação: Concluída
2023
Oficina de busca e leitura de múltiplas fontes acadêmicas
Resumo: A proposta da oficina é desenvolver estratégias de busca e leitura de informações acadêmicas em múltiplas fontes. Esta oficina é vinculada ao Projeto de Extensão "Colcha de Retalhos: ateliê de leitura e produção de textos acadêmicos".
Coordenadora: Leila Rachel Barbosa Alexandre
Ministrantes: Conceição de Maria Ferreira de Macêdo
Monitores: Ruanna Sabrina de Sousa; Yana Thais de Sousa Santos; Thalita de Sousa Teixeira Lima; Alexandra Leal Gomes; Marinete Viana Mota Santos; Alexandre Camilo da Silva; Jéssica Thiana Vilarinda Borges; Matheus dos Santos de Mendonça; Fabiana Rodrigues Alves
Situação: Concluída
Oficinas de leitura de projetos de pesquisa
Resumo: A proposta da oficina é desenvolver estratégias de leitura para auxiliar os participantes a analisar e compreender de forma crítica e eficaz os projetos de pesquisa. Esta oficina é vinculada ao Projeto de Extensão “Colcha de Retalhos: ateliê de leitura e produção de textos acadêmicos”.
Coordenadoras: Leila Rachel Barbosa Alexandre e Conceição de Maria Ferreira de Macêdo
Situação: Concluída
2022
Revelando as dimensões escondidas do Artigo Científico nas áreas da Linguística
Resumo: A proposta da oficina é propiciar uma visão estratégica do processo de construção do gênero Artigo Científico em áreas da Linguística na pós-graduação em Letras a partir da reflexão sobre as dimensões escondidas que podem ser levadas em conta nas avaliações dos textos. A ação ocorrerá em 4 momentos: Mobilizando o conhecimento prévio das práticas de letramento acadêmico pregressas; Estratégias de busca e avaliação de múltiplas fontes; Desvendando as recorrências na construção de Artigos Científicos; Avaliação de estratégias nas escolhas textuais em Artigos Científicos.
Coordenadora: Leila Rachel Barbosa Alexandre
Ministrantes: Adila Silva Araujo Marques; Angela Raquel do Nascimento Bastos Amanda Beatriz de Araújo Sousa; Francisco Herbert Da Silva; Igor Cunha Rocha Marcus Antonio de Sousa Filho; Roberta Shirleyjany de Araújo; Thaís Gabrielle Soares de Campos; Thiago Ramos de Melo; Camila Rayssa Barbosa da Silva; Joselia Batista Santos; Eleyne Deyannys de Sousa Silva
Intérpretes de Libras: Mizaely Batista De Brito Freire; Deuselania de Sousa Ferreira; Conceição de Maria Ferreira de Macêdo; Iago Ferraz Nunes
Monitores: Cristiane Morais Araujo; Jessica Thiana Vilarinda Borges; Fabiana Rodrigues Alves; Rhávella Cristina Souza Silva; Matheus dos Santos de Mendonça; Alexandra Leal Gomes
Situação: Concluída
2021
Oficina de leitura de narrativas visuais: quadrinhos e livros ilustrados
Resumo: A proposta da oficina é desenvolver estratégias de leitura de narrativas visuais, especificamente quadrinhos e livros ilustrados. Esta oficina é parte do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa "Camadas de significação acessadas por sujeitos surdos universitários na leitura de obras literárias imagéticas", vinculado ao curso de Letras-Libras (UFPI).
Coordenadora: Leila Rachel Barbosa Alexandre
Ministrantes: Deuselania de Sousa Ferreira; Luann da Costa Silva Carneiro
Colaboradoras: Conceição de Maria Ferreira de Macêdo; Maria do Amparo Passos Silva
Situação: Concluída
2019
Oficina de leitura de livros ilustrados: possibilidades para a educação de surdos
Resumo: A oficina proposta tem foco o trabalho prático com livros ilustrados na educação de surdos, considerando as especificidades tanto do material literário a ser trabalhado quanto do público-alvo.
Coordenadoras: Leila Rachel Barbosa Alexandre; Natália de Almeida Simeão Vilanova
Discentes colaboradores: Eliana da Cruz Castelo Branco; Mário Augusto Silva Sousa Junior
Situação: Concluída

