ARTIGOS E CAPÍTULOS
- leonardoagsilvadev
- 1 de fev.
- 5 min de leitura
Atualizado: 1 de jun.
FERREIRA, Deuselania de Sousa; MACÊDO, Conceição de Maria Ferreira de. Práticas de leitura por discentes surdos no curso de Letras Libras da UFPI. In: CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS, 1., 2025, Teresina, PI. Letramentos no ensino superior e formação de professores. Organização de Antônio Artur Silva Cantuário, Genilda Vieira Rodrigues, John Hélio Porangaba de Oliveira. Teresina: FUESPI, 2025. p. 146–157.
Este estudo tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas e as estratégias utilizadas por acadêmicos surdos na leitura e interpretação de textos acadêmicos.
MENDONÇA, Matheus dos Santos de. A influência de fractais identitários em práticas acadêmicas de discentes surdos. In: CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS, 1., 2025, Teresina, PI. Letramentos no ensino superior e formação de professores. Organização de Antônio Artur Silva Cantuário, Genilda Vieira Rodrigues, John Hélio Porangaba de Oliveira. Teresina: FUESPI, 2025. p. 133–145.
Este estudo analisa as influências de fractais identitários nas práticas acadêmicas de estudantes surdos.
NUNES, Iago Ferraz; LACERDA, Naziozênio Antonio. Novos letramentos e inclusão de alunos surdos: o ChatGPT no contexto de tecnologia assistiva para o ensino de português como L2 na modalidade escrita. Dialogia, n. 52, p. e28294, 2025.
O objetivo deste estudo é investigar o uso do ChatGPT na qualidade de tecnologia assistiva para ensino de português como L2 para surdos.
ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa; FERREIRA, Deuselania de Sousa; CARNEIRO, Luann da Costa Silva. . Esse personagem é surdo? Leituras subjetivas de livros ilustrados sem palavras feitas por surdos universitários. Revista de Estudos de Cultura, v. 10, p. 173-190, 2025.
O presente trabalho busca analisar as experiências de leitura subjetiva de alunos surdos universitários em práticas de mediação de leitura de livros ilustrados sem palavras.
MACEDO, Conceição de Maria Ferreira de; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Letramentos acadêmicos de estudantes surdas: uma proposta para o trabalho com o gênero Resenha. Revista da Anpoll, v. 55, p. 1-14, 2024.
O presente estudo tem como objetivo investigar a influência das estratégias didáticas fundamentadas no modelo dos letramentos acadêmicos na proficiência em leitura e escrita de alunas surdas matriculadas nos cursos de Letras Libras e Letras Português da Universidade Federal do Piauí.
SILVA, Rhávella Cristina Souza; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. O papel da Iniciação Científica na construção da identidade acadêmica de alunos do curso de Letras Libras. In: BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. (Org.). Cadernos de Letramentos Acadêmicos: práticas de letramentos acadêmicos na educação básica e no ensino superior, v. 2. São Paulo: Pá de Palavra, 2023. p. 107-116.
O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a influência das práticas de letramento desenvolvidas na Iniciação Científica para a emergência das identidades acadêmicas de alunos surdos e ouvintes no curso de Letras Libras da UFPI sob o viés da Teoria da Complexidade.
MACEDO, Conceição de Maria Ferreira de; MOURA, Jéssica Catarine Santos; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Letramentos acadêmicos em disciplina de Prática de Libras: uma experiência no curso de Letras Libras da UFPI. In: BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. (Org.). Cadernos de Letramentos Acadêmicos: práticas de letramentos acadêmicos na educação básica e no ensino superior, v. 2. São Paulo: Pá de Palavra, 2023. p. 87-96.
O presente capítulo objetiva apresentar os resultados de atividades de leitura e escrita de textos acadêmicos propostas em uma disciplina de prática de Libras para alunos do 4º período do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Piauí – UFPI, no ano de 2022.
SANTOS, Carlos Eduardo de Paula; MACEDO, Conceição de Maria Ferreira de; MOURA. O gênero acadêmico como prática social: uma análise crítico-discursiva dos relatórios de estágio supervisionado. In: BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. (Org.). Cadernos de Letramentos Acadêmicos: práticas de letramentos acadêmicos na educação básica e no ensino superior, v. 2. São Paulo: Pá de Palavra, 2023. p. 54-62.
O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as práticas sociais que compõem o gênero acadêmico Relatório de Estágio Supervisionado, Língua Portuguesa, Ensino Médio e como essa estruturação ocorre.
FREIRE, Mizaely Batista de Brito; SOUSA, Emanoel Barbosa de. As atividades acadêmicas como elemento de construção da cultura disciplinar do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Piauí por estudantes surdos. In: BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. (Org.). Cadernos de Letramentos Acadêmicos: práticas de letramentos acadêmicos na educação básica e no ensino superior, v. 2. São Paulo: Pá de Palavra, 2023. p. 54-62.
Reconhecendo a importância de perceber as singularidades dessa cultura disciplinar, este estudo busca analisar de que maneira as atividades acadêmicas realizadas no curso de Letras Libras da UFPI contribuem para a construção de sua cultura disciplinar. .
FERREIRA, Deuselania de Sousa. Práticas de letramento acadêmico na relação entre alunos surdos e alunos auxiliares ouvintes no curso de Letras-Libras. In: Colóquio sobre Gêneros & Textos, 8., 2022, Teresina. Anais [...]. Teresina: UFPI, 2023.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência dos alunos auxiliares no processo de letramento acadêmico dos alunos surdos do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí.
ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Entre o acadêmico e o digital: estratégias de navegação utilizadas por graduandos em Letras. Revista da Anpoll, v. 52, p. 94-109, 2021.
O presente trabalho objetiva analisar as estratégias utilizadas por graduandos em Letras da Universidade Federal do Piauí em seus percursos de navegação em ambiente de busca online para realizar tarefas acadêmicas.
WACHHOLZ, Agatha Madeira; MACÊDO, Conceição de Maria Ferreira de; FERREIRA, Deuselania de Sousa; MOURA, Jéssica Catarine Santos; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa ; SIMEÃO, Natália de Almeida. O que o corpo sente na pandemia: estratégias de produção e divulgação no projeto Corpoverso. Revista de Extensão, v. 18, p. 36-49, 2021.
Objetiva-se relatar procedimentos executados e resultados alcançados a partir da realização da atividade de produção poética “O que o corpo sente na pandemia”, no âmbito do projeto de extensão CorpoVerso: Literatura e Identidade em Libras, vinculado ao curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí.
ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa; CASTELO BRANCO, Eliana Cruz. Leitura de livro ilustrado sem palavras por adultos surdos: possibilidades para a obra O Menino-Vazio. Caderno de Letras (Ufpel), v. 1, p. 95-112, 2020.
O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos.
ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. A multimodalidade nas revistas eletrônicas gerenciadas pelo Open Journal Systems (OJS) a partir da perspectiva da Semiótica Social. Fórum Linguístico, v. 14, p. 2362, 2017.
O presente artigo objetiva analisar, considerando a perspectiva da Semiótica Social, a organização multimodal de revistas acadêmicas eletrônicas produzidas e geridas pelo Open Journal Systems (OJS) a partir dos quatro domínios relacionados à construção de significados dos textos multimodais: discurso, design, produção e distribuição.


