top of page
frame.png

Projeto 2020-2021

Camadas de significação acessadas por sujeitos surdos universitários na leitura de obras literárias imagéticas


Descrição: O presente projeto de Iniciação Científica objetiva analisar comparativamente os percursos de leitura percorridos por sujeitos surdos universitários na leitura de textos literários imagéticos, com foco nas diferentes camadas de significação acessadas, tendo o seguinte problema norteador: Quais diferenças e semelhanças acontecem nos percursos de leitura de textos literários imagéticos por sujeitos surdos quanto às camadas de significação acessadas? A investigação será embasada, principalmente, por estudos sobre leitura, sobre surdez e literatura e sobre leitura de imagens. Os procedimentos metodológicos que pretendemos utilizar são de ordem qualitativa e visam relacionar experiências leitoras prévias e ações de mediação de leitura ao acesso a diferentes camadas de significação de textos literários imagéticos.

Coordenação: Profa. Dra. Leila Rachel Barbosa Alexandre (UFPI)

Situação: Concluído



Pesquisas vinculadas

  • Leitura de livros ilustrados imagéticos por sujeitos surdos universitários

    Deuselania de Sousa Ferreira (Orientanda de Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI)


  • Leitura de histórias em quadrinhos imagéticas por sujeitos surdos universitários

    Luann da Costa Silva Carneiro (Orientando de Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI)





 
 
thumb.png

O Colcha de Retalhos: Grupo de Estudos em Letramentos Acadêmicos está vinculado ao Curso de Licenciatura em Letras Libras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras, ambos na Universidade Federal do Piauí, e se dedica, principalmente, a investigar e desenvolver estratégias para apoiar estudantes iniciantes na leitura e produção de textos acadêmicos, sempre a partir de suas experiências prévias. 

ufpi.png
  • Instagram
  • YouTube

© 2025 por Colcha de Retalhos - UFPI

bottom of page