Projeto 2020-2021
- leilarachel
- 17 de mai.
- 1 min de leitura
Camadas de significação acessadas por sujeitos surdos universitários na leitura de obras literárias imagéticas
Descrição: O presente projeto de Iniciação Científica objetiva analisar comparativamente os percursos de leitura percorridos por sujeitos surdos universitários na leitura de textos literários imagéticos, com foco nas diferentes camadas de significação acessadas, tendo o seguinte problema norteador: Quais diferenças e semelhanças acontecem nos percursos de leitura de textos literários imagéticos por sujeitos surdos quanto às camadas de significação acessadas? A investigação será embasada, principalmente, por estudos sobre leitura, sobre surdez e literatura e sobre leitura de imagens. Os procedimentos metodológicos que pretendemos utilizar são de ordem qualitativa e visam relacionar experiências leitoras prévias e ações de mediação de leitura ao acesso a diferentes camadas de significação de textos literários imagéticos.
Coordenação: Profa. Dra. Leila Rachel Barbosa Alexandre (UFPI)
Situação: Concluído
Pesquisas vinculadas
Leitura de livros ilustrados imagéticos por sujeitos surdos universitários
Deuselania de Sousa Ferreira (Orientanda de Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI)
Leitura de histórias em quadrinhos imagéticas por sujeitos surdos universitários
Luann da Costa Silva Carneiro (Orientando de Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI)

