Projeto 2024-2027
- leilarachel
- 17 de mai.
- 2 min de leitura
Identidades emergentes de graduandos em práticas de letramento acadêmico
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva investigar, sob o viés da Teoria da Complexidade,a emergência das identidades de graduandos em práticas de letramento acadêmico nas quais se engajam, tendo o seguinte problema norteador: como se configuram as identidades que emergem a partir do engajamento de graduandos em práticas de letramento acadêmico diversas? A pesquisa é embasada, principalmente, pela Teoria da Complexidade (MORIN, 2005; LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008) e pelos estudos sobre identidade a partir desse viés teórico (RESENDE, 2009; SADE, 2009; PAIVA, 2006, 2011). Os procedimentos metodológicos que pretendemos utilizar são de ordem qualitativa e se referem à Pesquisa Narrativa e à Pesquisa-Ação. Os dados serão analisados a partir das seguintes categorias: condições iniciais da construção identitária; pontos de bifurcação na construção das identidades acadêmicas emergentes; coadaptação e interação entre agentes na construção das identidades acadêmicas emergentes.
Coordenação: Profa. Dra. Leila Rachel Barbosa Alexandre (UFPI)
Situação: Em andamento
Pesquisas vinculadas
Trajetórias de regularidades e mudanças no processo de construção do TCC em Libras no formato de vídeo-registro
Matheus dos Santos de Mendonça (Mestrado/PPGEL/UFPI/2024-2026)
A construção das identidades de aprendizes surdos de português como L2 nas práticas de letramentos acadêmicos: uma análise sob a perspectiva da Teoria do Caos e da Complexidade
Maria Alice de Sousa Rocha (Mestrado/PPGEL/UFPI/2024-2026)
Motivação, autonomia e emergência de identidades acadêmicas na trajetória de alunos de Letras Português da UFPI
Inara Cristiane Araújo da Silva (Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI/2024-2025)
Motivação, autonomia e emergência de identidades acadêmicas na trajetória de alunos de Letras Estrangeiras da UFPI
Ingrid Nobre Garcez (Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI/2024-2025)
O projeto de pesquisa nas práticas de letramento acadêmico de surdos
Iago Ferraz Nunes (Mestrado/PPGEL/UFPI/2023-2025)
A emergência das identidades leitoras dos discentes do curso de Letras Libras da UFPI nas práticas de letramento acadêmico
Mizaely Batista de Brito Freire (Mestrado/PPGEL/UFPI/2023-2025)
Construção da identidade acadêmica de alunos recém-ingressos em diferentes cursos de Letras-Libras
Matheus dos Santos de Mendonça (Orientando de Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI)

