top of page
frame.png

Projeto 2024-2027


Identidades emergentes de graduandos em práticas de letramento acadêmico


Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva investigar, sob o viés da Teoria da Complexidade,a emergência das identidades de graduandos em práticas de letramento acadêmico nas quais se engajam, tendo o seguinte problema norteador: como se configuram as identidades que emergem a partir do engajamento de graduandos em práticas de letramento acadêmico diversas? A pesquisa é embasada, principalmente, pela Teoria da Complexidade (MORIN, 2005; LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008) e pelos estudos sobre identidade a partir desse viés teórico (RESENDE, 2009; SADE, 2009; PAIVA, 2006, 2011). Os procedimentos metodológicos que pretendemos utilizar são de ordem qualitativa e se referem à Pesquisa Narrativa e à Pesquisa-Ação. Os dados serão analisados a partir das seguintes categorias: condições iniciais da construção identitária; pontos de bifurcação na construção das identidades acadêmicas emergentes; coadaptação e interação entre agentes na construção das identidades acadêmicas emergentes.

Coordenação: Profa. Dra. Leila Rachel Barbosa Alexandre (UFPI)

Situação: Em andamento


Pesquisas vinculadas

  • Trajetórias de regularidades e mudanças no processo de construção do TCC em Libras no formato de vídeo-registro

    Matheus dos Santos de Mendonça (Mestrado/PPGEL/UFPI/2024-2026)


  • A construção das identidades de aprendizes surdos de português como L2 nas práticas de letramentos acadêmicos: uma análise sob a perspectiva da Teoria do Caos e da Complexidade

    Maria Alice de Sousa Rocha (Mestrado/PPGEL/UFPI/2024-2026)


  • Motivação, autonomia e emergência de identidades acadêmicas na trajetória de alunos de Letras Português da UFPI

    Inara Cristiane Araújo da Silva (Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI/2024-2025)


  • Motivação, autonomia e emergência de identidades acadêmicas na trajetória de alunos de Letras Estrangeiras da UFPI

    Ingrid Nobre Garcez (Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI/2024-2025)


  • O projeto de pesquisa nas práticas de letramento acadêmico de surdos

    Iago Ferraz Nunes (Mestrado/PPGEL/UFPI/2023-2025)


  • A emergência das identidades leitoras dos discentes do curso de Letras Libras da UFPI nas práticas de letramento acadêmico

    Mizaely Batista de Brito Freire (Mestrado/PPGEL/UFPI/2023-2025)


  • Construção da identidade acadêmica de alunos recém-ingressos em diferentes cursos de Letras-Libras

    Matheus dos Santos de Mendonça (Orientando de Iniciação Científica/Letras Libras/UFPI)





 
 
thumb.png

O Colcha de Retalhos: Grupo de Estudos em Letramentos Acadêmicos está vinculado ao Curso de Licenciatura em Letras Libras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras, ambos na Universidade Federal do Piauí, e se dedica, principalmente, a investigar e desenvolver estratégias para apoiar estudantes iniciantes na leitura e produção de textos acadêmicos, sempre a partir de suas experiências prévias. 

ufpi.png
  • Instagram
  • YouTube

© 2025 por Colcha de Retalhos - UFPI

bottom of page